Aos 74 anos, morre Peter Lindbergh

04/09/2019
  • Luto na moda: Peter Lindbergh, fotógrafo alemão responsável pelo fenômeno das supermodels, morreu aos 74 anos.

    Lindbergh, com suas imagens quase sempre em preto e branco que estampavam infinitas campanhas, capas e editoriais, definiu toda a estética daquela era, em imagens protagonizadas por modelos como Cindy Crawford, Linda Evangelista, Naomi Campbell e Christy Turlington em algumas das imagens mais icônicas da história, que transcendem o universo fashionista e fazem parte do imaginário de diversas gerações.

    Uma de suas fotos, para a capa da revista Vogue americana, de tão icônica, serviu de inspiração para o videoclipe Freedom 90, de George Michael, que ao invés do cantor, trazia tops cantando a música em seu lugar.

    Foi de Lindbergh também a imagem que estampou a primeira capa de Anna Wintour como editora-chefe da mesma publicação, em 1988, sinalizando uma revolução ao misturar uma peça de alta-costura com uma calça jeans.

    Em 2017, ele assinou as imagens que ilustravam o famoso calendário Pirelli, que homenageavam "mulheres reais", sem qualquer retoque, como um manifesto contra os padrões de beleza irreais da indústria.

    "As indústrias de cosméticos fizeram uma lavagem cerebral em todo mundo. Eu não retoco nenhuma foto. 'Ah, mas ela parece cansada!', eles dizem. E daí se ela parece cansada? Cansada e linda!", disse o fotógrafo em uma de suas entrevistas.

















































































































































    Fonte: https://vogue.globo.com/moda/noticia/2019/09/aos-74-anos-morre-peter-lindbergh.html

Compartilhe